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  • Carol Souza

Como montar um treino em casa



Você é o tipo de pessoa que só de pensar em praticar algum exercício físico já sente preguiça e acaba mentalizando que esse estilo de vida não foi feito para ti? Que tal começar a montar um treino em casa?


O problema é que se você for esse tipo de pessoa e mesmo assim querer de alguma forma mudar seu corpo, você precisa AGIR. Mesmo que você esteja com muita preguiça.


Mas como podemos fazer para treinar mesmo tendo muita preguiça? A chave mestra dessa pergunta são: RITUAIS SAUDÁVEIS! ⠀

Essa é a forma mais simples, com menor gasto de energia, que transforma qualquer coisa em um hábito automático. ⠀


Ninguém treina, medita ou se alimenta melhor, sem antes estabelecer uma rotina de prática intencional de tudo isso. Infelizmente, não conseguimos depender só de força de vontade e entusiasmo.


A verdade é que ninguém vai estar motivado em todos os momentos do dia, ou estar super animado na hora de treinar. Até mesmo os atletas vão sentir preguiça em alguns dias.


O problema é que uma das principais crenças de quem ainda está começando a ter uma vida mais saudável, é achar que sempre estará motivado para treinar, se movimentar e comer algo mais saudável.


Isso é um dos maiores erros a se pensar! Antes de se sentir motivado você deve AGIR, e esse é o grande segredo. Você só precisa seguir fazendo, assim como nas outras tarefas da sua vida.


Tem dias que você preferiria ficar na cama dormindo ou assistindo Netflix ao invés de ir trabalhar, não é mesmo? Mas você sabe que precisa ir ao trabalho e você vai. É uma obrigação.


A mesma coisa precisa ser levada em consideração com a rotina de exercício físico. Você precisa fazer para ter resultados, independente da sua vontade.


Mas porque temos tanta dificuldade em vencer a preguiça quando se trata de começar uma atividade física?


“A verdade é que a natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos”, explica a psicóloga comportamental Olga Tessari.


Só depende de você superar essa propensão de desânimo e falta de vontade.


“São necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina vire um hábito consolidado. Enquanto isso, é preciso persistir, mesmo sem vontade”, diz o psicólogo esportivo Rodrigo.


“Temos uma tendência de poupar energia. Só que hoje tudo é feito para dar conforto e não precisarmos realizar nada. E, por isso, estamos fadados a adoecer”, alerta o educador físico da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Rede Ebserh, Sávio Camargo.


Fazer atividade física é um fator de proteção contra diversas doenças, use essa informação para adaptar a rotina de treino na sua vida. Lembre que ao praticar exercícios você vai estar cuidando da sua saúde atual e do futuro.


Como ter ânimo para treinar


Nós preparamos dicas incríveis e matadoras de preguiça para que você consiga ter rotinas saudáveis, vencer o desânimo do dia a dia e fazer sua mente trabalhar a seu favor na guerra contra o sedentarismo.


1 - Escolha um treino curto e intenso


Como por exemplo, o treino HIIT. que queima gordura e modela o corpo com apenas poucos minutos do seu dia. Dica: No aplicativo RQX System você pode encontrar diversos programas com treinos de alta intensidade com duração de 12 a 17 minutos.


2 - Prepare seus equipamentos e roupas de treino


Tenha o seu local de treino organizado, deixando tudo que você precisa por perto. Deixe tudo separado no dia anterior, desta forma você não vai ter desculpas na hora, afinal vai estar tudo pronto te esperando. Evitando deixar espaço para a sua mente lhe sabotar com a preguiça.


3 - Vá devagar!


Você não precisa começar com muita sede ao pote! Aumente sua resistência aos poucos. Os treinos dentro do aplicativo RQX System são planejados com uma progressão de exercícios para que você se acostume, então mesmo que você esteja sedentária agora, nossos treinos vão melhorar o seu condicionamento físico e em qualquer momento você notará a diferença.


4 - Acompanhe nas redes sociais conteúdos úteis para seus objetivos


Parece pouco, mas faz toda a diferença! Siga pessoas que tragam conteúdos que vão lhe agregar valor rumo ao seu objetivo. Organize o que você consome nas redes sociais para que seja útil para sua evolução mental e física.


5 - Mantenha um diário


Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir deles e dá motivação nas horas difíceis!


6 - Cuidado com os sabotadores!


Às vezes deixamos de treinar em um dia e desistimos no dia seguinte também. Pensamentos como “não cumpro nada do que prometo” seguidos de um sentimento de fracasso são típicos da auto sabotagem. Por isso, se você deixar de fazer o exercício um dia, retome e siga em frente! Entenda mais sobre como evitar os auto sabotadores lendo o nosso artigo Mentalidade forte é a chave para ter resultados” disponível no blog.


7 - Não insista em treinos monótonos


Fuja de treinos chatos, repetitivos e até mesmo longos. Eles só vão desmotivar você cada vez mais. Faça exercícios dinâmicos de alta intensidade com muita diversão e desafios.


8 - Sempre que der, tenha uma companhia


Arraste uma amiga, filha, namorado, marido ou vizinha para treinar contigo sempre que puder. Juntos vocês vão poder se motivar um ao outro.


9 - Tenha alguém como inspiração

Cole uma foto na sua geladeira de um corpo que você quer ter parecido ou até um retrato seu do passado. Use isso como motivação para chegar no seu objetivo!


10 - Estabeleça horários fixos


Para facilitar todo esse processo de criação de hábito você deve estabelecer uma rotina com horários fixos para as suas atividades, como treino, meditação, leitura e outras.



Agora que você já tem essas dicas que valem ouro em mãos, que tal começar a aplicar isso tudo na sua vida?



Rituais saudáveis que levam à felicidade!


Planejar o seu dia com boas rotinas é a chave que vai te levar ao corpo que você deseja ter. Isso não quer dizer que você precise cumprir essa rotina 100%, mas ela vai te ajudar a criar hábitos saudáveis de maneira leve, sem pressão ou ansiedade, dando um passo de cada vez.

Somos aquilo que fazemos com consistência, com vontade ou sem vontade. Você não é o que pensa, você é aquilo que faz com frequência. O hábito é a forma mais simples de ter disciplina! E quanto mais disciplina você tiver, mais liberdade você vai ter.


Se estava com preguiça e foi lá e fez, você se tornou uma pessoa que faz.


Você escolhe quem você quer ser no mundo. Uma pessoa que espera a motivação bater na porta e quando não tem, culpa o mundo inteiro dizendo que o mundo não está perfeito pra você seguir.


Ou você é aquela pessoa que mesmo com o mundo imperfeito, vai lá e faz. Porque ele vai continuar sendo injusto e sendo imperfeito, mas é muito cômodo ficar dizendo que o mundo não está perfeito e por isso que você não se mexe. O mundo só vai mudar se você se mexer para mudar ele.


Não dependa de motivação pra fazer. Faça porque são tarefas importantes para lhe tornar sua melhor versão. Todas as desculpas que você cria para não fazer, vão afetar somente a sua própria vida, a sua autoestima, o seu amor próprio e a sua saúde.


Faça mesmo sem vontade para depois se empolgar com a sua atitude. Só com AÇÃO que você vai conseguir mudar hábitos ruins de alimentação, só com ação que você vai conseguir treinar todos os dias.


E com os resultados que você conquistar você vai ter vontade de continuar. O sofrimento de não estar saudável que é o grande ladrão da sua energia. Estar de bem com o seu corpo vai liberar espaço mental para você produzir mais em qualquer outro aspecto da sua vida.


Dica de artigos sobre o tema:






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